Muita coisa foi feita nesse primeiro semestre, no que diz respeito ao grupo da Professora (supervisora) Estela, no período matutino, foram muitos livros, muitas histórias, muita CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, muitas brincadeiras, muita produção... A cada dia, víamos as crianças/adolescentes se abrindo para novas possibilidades, novas descobertas e discussões.
Com isso, pudemos ensinar um pouquinho do que sabemos e aprender muito com cada um deles.
Na turma do 4º Ano, usamos o projeto da Sacola Literária, a partir do enfoque na Alfabetização
e Letramento, com as temáticas:
Valores
e Autoestima (março/abril)
Diversidade e
Pluralidade (maio/junho/julho)
E, as Contações de Histórias e oficinas foram mais concentradas nas turmas do 1º Ano e do 3º Ano.
Algumas de nossas atividades serão listadas a seguir:
Logo no início do ano, entregamos uma lembrança de nosso início de trajetória: Um lápis de escrever com um catavento, simbolizando a infância, pureza e simplicidade que tem nas melhores coisas da vida, ideias que foram discutidas ao longo do tempo em que estivemos trabalhando juntos!
Como projeto semestral, adotamos a proposta da Sacola Literária:
Com as temáticas periódicas empregados no
projeto da sacola literária, buscamos fomentar a alfabetização e letramento
dos alunos, através de textos críticos e reflexivos, conforme atenta Britto
(2012) promovendo a leitura crítica dos alunos, a argumentação em sala em
debates, a representação gráfica em forma de desenho e escrita, registrados em
caderno de meia pauta. Deste modo, com o emprego de textos de qualidade
linguística e conteúdo crítico, enviamos semanalmente para a casa de um aluno
selecionado por ordem alfabética, a sacola literária, contendo um livro, o
caderno meia pauta. Esta sacola foi devolvida sempre no
encontro posterior do PIBID, e assim, como rotina, a primeira atividade do
período era abrir a sacola em conjunto com os alunos, ler ludicamente a
história selecionada para todos, ler o registro do aluno e mostrar seu desenho
à turma. Posteriormente, debater sobre a história em grupo, buscando valores e
ouvindo as vivências e opiniões de cada aluno.
Na proposta da Sacola Literária, um dos livros utilizados foi O Pequeno Rei e o Parque Real, de José Roberto Torero.
Objetivo:
Discutir sobre bullying através da
promoção da autoestima de cada aluno, promovendo a exploração da linguagem
escrita, auditiva e a oralidade.
Descrição das Atividades: Sacola Literária: Recebimento do Livro O Pequeno Rei
e o Parque Real que foi lido pelo aluno, seguido dos registros por produção
textual e produção artística.
- Roda de conversa sobre a
temática do livro;
- Leitura da história “Teresinha
e Gabriela” de Ruth Rocha, resgatando a discussão dos esteriótipos e das
diferenças, aproveitando esta conversa para levantar valores como a amizade e o
respeito e acolhimento às diversas manifestações físicas e de personalidade.
- Com isso, os alunos foram orientados a produzirem um
texto sobre um amigo ideal, como eles gostariam de ter. E, com defeitos, pois
todos temos nossas falhas, não devemos idealizar as pessoas, temos que
compreender que temos diferenças, e isso não nos torna ruins.
Resultados
Alcançados: Com esta atividade, pudemos
potencializar a participação dos alunos e seu envolvimento com as práticas de
leitura, escrita e a oralidade através da discussão sobre a temática proposta.
Com isso, os alunos demonstraram reconhecer nas atitudes do personagem aspectos
que não haviam anteriormente reconhecido como tão rudes e nocivos, resultando
assim, em uma possível abertura à novos hábitos de convivência.
Sacola
literária: Chapeuzinho Amarelo / Medos
Objetivo:
Possibilitar a reflexão acerca dos medos
dos alunos de uma forma lúdica e divertida. Estimular a imaginação e
criatividade.
Descrição das Atividades: - Sacola Literária, com a história da Chapeuzinho
Amarelo, de Chico Buarque. Primeiramente, e roda no canto da leitura,
receberemos a sacola, mostraremos o livro para os alunos, e cantaremos a música
“E agora minha gente uma história eu vou contar”, seguida da contação lúdica da
obra, com auxílio de um chapéu amarelo, e um lobo confeccionados pelo grupo.
- Após a contação, o registro do
aluno foi lido para a turma, e a discussão sobre o tema MEDO, foi viabilizada.
Logo em seguida, com auxílio de
fragmentos de papel, pediremos a cada criança que nos diga ordenadamente, qual
seu maior medo, e o que lhe dá coragem.
Sendo assim, escrevemos cada palavra
em um papel e depositamos em uma caixa surpresa.
Então, construiremos uma história
coletiva com as crianças, a partir da retirada de cada palavra da caixa. Cada
criança, em ordem, deu continuidade à história com a palavra retirada.
Resultados Alcançados: Com uma abordagem mais leve da temática dos medos, podemos brincar com o
medo de cada aluno, conversar um pouco sobre cada um deles, e “desconstruir”
alguns deles. Apesar disso, esta atividade evidenciou a necessidade de fomentar
mais intensamente o processo imaginário dos alunos, promovendo sua
criatividade, pois estes, apresentaram resistência e dificuldade em criar novas
histórias, inventar e se aventurar, salvo algumas exceções.
Sacola
Literária: A Árvore Generosa
Objetivo:
Promover a exploração da linguagem dos
alunos pela oralidade, escuta e escrita, através da reflexão oportunizada no
livro respeitando as diferenças
Descrição
das Atividades: -
Recepção da Sacola Literária com o
livro A Árvore Generosa, de Shel Silverstein, com tradução de Fernando Sabino.
Leitura do livro por uma aluna, e
em seguida, leitura do registro do aluno, e discussão sobre generosidade,
gratidão, sobre a vida, sobre velhice, e focando neste último tema. Conversando
sobre como as crianças pensam que é envelhecer, ver a vida passar, o que
esperam ser quando forem velhinhos, se foram generosos e gratos a quem os amou
e acompanhou pela vida. Mostrar que apesar da diferença de nossas idades, temos
histórias, percorremos caminhos, fazemos escolhas, como todas as pessoas.
Algumas viveram mais, outras menos.
Em seguida, fizemos a construção
da Árvore Generosa, com folhas, tronco, e com os passarinhos feitos pelos
alunos, com seus nomes e aniversários (Anexo 4).
Resultados
Alcançados: A história possibilitou
momentos de profunda reflexão nas crianças, que nos surpreenderam com a total
aprovação da história, esperavam ansiosos pela leitura desta, e já tinham
opiniões preparadas para serem externalizadas.
Oficina
de contação de história: Os saltimancos “Jumento”.
Objetivo: Com a turma do
1
º
e 3º
proporcionaremos momentos de socialização com dialogo após a contação da
história, desta forma, explorando a atenção e a
linguagem oral.Com a confecção do quebra- cabeças poderemos desenvolver
a criatividade,coordenação motora, e concentração.
Descrição da atividade:Sentamos em roda com a
turma do1º ano e cantamos uma música para introduzir a contação da historia,´´e
agora minha gente uma história, eu vou contar uma história diferente, para
todos alegrar, ter- lê-lê tra- lá-lá´´(bis).Foi ilustrada a contação com a
visita do jumento(máscaras de Eva e figura deste personagem ampliada em
cartolina, colorida com tinta guache) e recebemos a presença da galinha, do
gato e do cachorro em máscaras de Eva, personagens do saltimbancos(contribuição
de confecção por uma componente do grupo das bolsista).
Assim conseguimos despertar a concentração das
crianças, cantamos em roda ,dançamos e todos contribuíram na encenação da música
´´auau, ioiô, auau, cocorocó, o animal é tão bacana mais não é nenhum banana ´´
neste momento todos cantaram a música de
introdução do conto. A história do jumento tem o intuito de conscientizar, que
os animais merecem respeito, cuidado em receberem bons tratos e serem bem
alimentados e higienizados. Com a confecção do quebra cabeças, com a figura de
um jumento no meio ambiente, as crianças deram cada um uma cor para seu
desenho,viajando a imaginação.Por esta turma ter a faixa etária entre 6 a 7anos,
esta prática tornasse atrativa e produtiva. Obs;posteriormente iremos expor a
letra da música em sala,pois preparamos um local para a contação, em forma de
cabana(casa literária)mais infelizmente foi retirado pela professora, pelo
motivo de alguns alunos terem descumprido os combinados na preservação do local preparados para os
momentos de literatura.
Com a turma
do 3º ano, fizemos uma dinâmica com a introdução da música dos saltimbancos,
com todos encenando, com as máscaras dos personagens (galinha,gato,cachorro e o
jumento)participaram cantando e dançando. Em seguida ouviram a história do ´´ Jumento
´´. Após fizemos um diálogo sobre a história e espontaneamente, foram surgindo nas falas dos alunos o eixo
norteador que queríamos transmitir com esta contação desta história. Em seguida
iniciaram a confecção do quebra cabeças do personagem o ´´ Jumento ´´. Para
após brincarem com o jogo confeccionados por eles.
Resultados alcançados; Nas vivências com a turma
do 1º ano coma alunos com faixa etária de 6 a 7 anos, podemos observar que necessitam
de atividades intencionadas em exercitar a concentração e na percepção para
canalizarem valores em respeito mútuo aluno x aluno e com a figura do
professor. Este grupo demonstra ser um grupo agitado e consequentemente sem
rotina, pela indisponibilidade em
participarem das propostas de aprendizado planejadas pela educadora
regente desta classe.
Necessitaremos
planejar e repensar ações e estratégias na busca de conscientização
comportamental destes alunos com o ambiente escolar e com profissionais da
unidade e colegas de classe, na
tentativa de formar uma rotina com
esta turma em combinados e no ato dos comprimentos resultará positivamente á todos.
Um exemplo
de incentivo foi o ato espontâneo que surgir de uma componente do grupo, no
momento de conflito entre os alunos. Esta demonstrou movimentos de massagem
corporal para o relaxamento, convidou um aluno e demonstrou. Seguidamente os
outros foram observando e convidando seus colegas a participarem. Em seguida
introduziu os movimentos de alongamento naquele momento ,assim exercitaram a
concentração na respiração e nos movimentos orientados por esta integrante.
Idéia e
iniciativa que resultou positivamente um bom momento a todos que estavam em
sala.
Na turma do
3º ano com faixa etária 8 á 9 anos, observamos que apresenta ser uma turma
participativa,com rotina em sala e obtenham combinados da turma e todos
contribuem pra o comprimento do mesmo. As propostas planejadas pela professora
regente tem bons resultados e a concretização em agregar a contação de história,
vem contribuindo como incentivo no ato da leitura.
Além disso tudo... Tivemos muitoooo mais!!!
Segue outras postagens sobre algumas das outras atividades!
Abraços!
Pibidianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário