Os três porquinhos com o avental de história
OBJETIVO: Na contação da história "Os três porquinhos" do autor Joseph Jacobs,para a turma do 3º ano, utilizamos o avental de feltro, onde as
integrantes do grupo,colavam os personagens no avental, ilustrando a cena
contado, com os personagens da história em e. v. a. Com o intuito incentivar o
ato da leitura e despertar a
criatividade. Após receberam uma folha de ofício para desenharem sobre a
história e dobrarem esta folha em forma de casa.
Resultados alcançados: O dialogo entre os alunos sobre o que a história
queria transmitir surgiu com a comparação do cotidiano de não abrir a porta
para estranhos,socializando opiniões e vivências.Esta turma mostra ser
participativa em todas propostas de atividades e combinados de sala.
Tirinha do Armandinho sobre rótulos.
Objetivo:
Discutir sobre a problemática dos
esteriótipos e a necessidade de respeitar as diferenças.
Descrição das Atividades:
Leitura do “Meu Amor” disponível da biblioteca da escola e lido por uma
aluna. O livro tratava de uma temática de bullying, respeito às diferenças,
esteriótipos e o olhar além das aparências. Então, após a leitura, conversamos
sobre os rótulos e recebemos as atividades confeccionadas a partir de uma
tirinha do “Armandinho” preenchidas que tratavam da mesma temática. As crianças
relataram alguns “rótulos” que conhecem, e que as pessoas costumam colocar em
outras pessoas, concordando com o Armandinho em dizer que assim, elas expressam
suas características ruins como o preconceito, por exemplo, acima dos supostos
“defeitos” apontados nas outras pessoas (Anexo 5).
Resultados
Alcançados: Pudemos reconhecer uma postura
mais observadora aos prejulgamentos recorrentes em sala de aula, e aos poucos
um ambiente mais respeitoso foi se formando.
Brincadeira “STOP”
Objetivo:
- Esta brincadeira foi utilizada para exercitar a escrita, o
raciocínio lógico, e a exploração dos conhecimentos adquiridos dos alunos.
- Explorar os conhecimentos matemáticos.
Descrição das Atividades:
Com folhas de papel anteriormente preparadas com tabelas contendo
palavras como “nome” e “lugar”, entregamos as cartelas aos alunos e sorteamos
uma letra por rodada a ser utilizada no preenchimento dos campos da tabela. O
aluno que preenchia todos os campos primeiro, dizia “stop!” e todos colegas
deviam para de escrever instantaneamente. Posteriormente, os pontos foram
anotados e somados, dando inicio a mais uma rodada do jogo.
Resultados
Alcançados: Podemos oportunizar um momento
bastante divertido, que a pedido dos alunos, será repetido. Esta brincadeira,
além de animar a turma, promoveu o raciocínio rápido e a habilidade de
exercitar a zona de desenvolvimento real dos alunos, além de exercitar
conteúdos matemáticos de soma, que para nossa surpresa, se mostraram mais representativos
na brincadeira que a escrita.
Releituras de clássicos da literatura infanto-juvenil e a temática do
preconceito racial
Objetivo:
Possibilitar a reflexão dos alunos acerca
da desigualdade ocasionada pela diferença racial através do emprego de
releituras dos clássicos “Branca de neve e os sete anões” e “João e Maria”.
Descrição das Atividades: Com a
leitura por uma aluna, do livro “O Lápis e a Menina” de Miriam Aparecida da
Rocha, conversamos sobre o livro, questionando
sobre a cor da pele da personagem principal, se é comum termos personagens
negros nas histórias e por quê isto ocorre, promovendo a criticidade dos alunos
acerca desta problemática. Em seguida, entregamos o livro “Joãozinho e Maria” uma adaptação de
Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, com personagens negros nordestinos,
para lermos juntos na aula seguinte. Em seguida, demos prosseguimento com a
contação da história “ Brownie de Chocolate e os sete doceiros”, uma releitura
do clássico “Branca de neve e os sete anões”, escrito por um componente do
grupo de bolsistas, que apresenta a história de uma menina negra, que tem que
enfrentar o preconceito racial de sua madrasta, mas acaba por descobrir que
esta, não é tão má quanto ela pensava e abandona seu racismo, amando muito a
menina. Para tal, foram utilizados fantoches de papel com desenho dos
personagens.
Resultados
Alcançados: Com esta proposta, foi
demonstrar aos alunos quanto ainda é preciso vencer de preconceito racial para
que tenhamos igualdade de oportunidades e direitos. Além disso, mostramos que
não podemos julgar ninguém pela aparência, e que esta, não determina caráter
nem personalidade. Foi possível ainda, favorecer o processo de exploração do
imaginário das crianças e sua liberdade de criação foi desafiada ao fim da
aula, quando foi feita a proposta de criação de suas próprias releituras, muito
aceita pelos alunos.
Criação de releituras coletivamente e encenação das estórias.
Objetivo: Com
esta atividade, objetivou-se trabalhar no quarto ano a exploração da
criatividade e imaginação, em um processo de promoção da linguagem, e do trabalho em equipe.
Descrição da
Atividade: Com os alunos em círculo, a discussão sobre as releituras de
clássicos da literatura foi retomada, conduzindo os alunos a se reunirem em quatro
grupos, sendo que cada grupo ficaria com uma história clássica infantil. Posto
isso, os alunos escolheram sua história-origem e em grupo, de forma coletiva,
construíram novos enredos para cada um deles, em um livreto colorido produzido
para este fim. Posteriormente, os alunos confeccionaram os fantoches de papel e
palitos de picolé e apresentaram suas histórias à turma, em um cenário de
teatrinho.
Resultados: Com esta atividade foi possível reconhecer o
interesse dos alunos em apropriarem-se de seu papel produtor de histórias,
reconhecendo suas potencialidades. Deste modo, reconhecemos também, o
desenvolvimento da criatividade e participação dos alunos, potencializando o
trabalho em equipe, com equipes mistas e por outro lado, coesas. Deste modo,
com esta atividade, promovemos o interesse, a criatividade e imaginação,
através da exploração das diferentes linguagens dos alunos.
Estas foram algumas de nossas atividades realizadas pelo grupo MATUTINO, no primeiro semestre de 2015 na Escola Jurema Cavallazzi. Vale lembrar que temos muitas fotos para demonstrar a relevância e os resultados de nosso trabalho, mas por conterem imagens das crianças, preferimos preservar sua imagem, não prejudicando a transmissão de nossa mensagem!
Seguimos mostrando nosso trabalho!
Até a próxima postagem!
Abraços!
As Pibidianas
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