quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Atividades do Primeiro Semestre Matutino - Parte 2


Os três porquinhos com o avental de história

OBJETIVO: Na contação da história "Os três porquinhos" do autor Joseph Jacobs,para a turma do 3º ano, utilizamos o avental de feltro, onde as integrantes do grupo,colavam os personagens no avental, ilustrando a cena contado, com os personagens da história em e. v. a. Com o intuito incentivar o ato da leitura  e despertar a criatividade. Após receberam uma folha de ofício para desenharem sobre a história e dobrarem esta folha em forma de casa.

Resultados alcançados: O dialogo entre os alunos sobre o que a história queria transmitir surgiu com a comparação do cotidiano de não abrir a porta para estranhos,socializando opiniões e vivências.Esta turma mostra ser participativa em todas propostas de atividades e combinados de sala.


Tirinha do Armandinho sobre rótulos.

 

Objetivo: Discutir sobre a problemática dos esteriótipos e a necessidade de respeitar as diferenças.

Descrição das Atividades: Leitura do “Meu Amor” disponível da biblioteca da escola e lido por uma aluna. O livro tratava de uma temática de bullying, respeito às diferenças, esteriótipos e o olhar além das aparências. Então, após a leitura, conversamos sobre os rótulos e recebemos as atividades confeccionadas a partir de uma tirinha do “Armandinho” preenchidas que tratavam da mesma temática. As crianças relataram alguns “rótulos” que conhecem, e que as pessoas costumam colocar em outras pessoas, concordando com o Armandinho em dizer que assim, elas expressam suas características ruins como o preconceito, por exemplo, acima dos supostos “defeitos” apontados nas outras pessoas (Anexo 5).

Resultados Alcançados: Pudemos reconhecer uma postura mais observadora aos prejulgamentos recorrentes em sala de aula, e aos poucos um ambiente mais respeitoso foi se formando.
 
Brincadeira “STOP”
Objetivo: - Esta brincadeira foi utilizada para exercitar a escrita, o raciocínio lógico, e a exploração dos conhecimentos adquiridos dos alunos.
- Explorar os conhecimentos matemáticos.

Descrição das Atividades: Com folhas de papel anteriormente preparadas com tabelas contendo palavras como “nome” e “lugar”, entregamos as cartelas aos alunos e sorteamos uma letra por rodada a ser utilizada no preenchimento dos campos da tabela. O aluno que preenchia todos os campos primeiro, dizia “stop!” e todos colegas deviam para de escrever instantaneamente. Posteriormente, os pontos foram anotados e somados, dando inicio a mais uma rodada do jogo.

Resultados Alcançados: Podemos oportunizar um momento bastante divertido, que a pedido dos alunos, será repetido. Esta brincadeira, além de animar a turma, promoveu o raciocínio rápido e a habilidade de exercitar a zona de desenvolvimento real dos alunos, além de exercitar conteúdos matemáticos de soma, que para nossa surpresa, se mostraram mais representativos na brincadeira que a escrita.


Releituras de clássicos da literatura infanto-juvenil e a temática do preconceito racial

Objetivo: Possibilitar a reflexão dos alunos acerca da desigualdade ocasionada pela diferença racial através do emprego de releituras dos clássicos “Branca de neve e os sete anões” e “João e Maria”.

Descrição das Atividades: Com a leitura por uma aluna, do livro “O Lápis e a Menina” de Miriam Aparecida da Rocha, conversamos sobre o livro, questionando sobre a cor da pele da personagem principal, se é comum termos personagens negros nas histórias e por quê isto ocorre, promovendo a criticidade dos alunos acerca desta problemática. Em seguida, entregamos o livro “Joãozinho e Maria” uma adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, com personagens negros nordestinos, para lermos juntos na aula seguinte. Em seguida, demos prosseguimento com a contação da história “ Brownie de Chocolate e os sete doceiros”, uma releitura do clássico “Branca de neve e os sete anões”, escrito por um componente do grupo de bolsistas, que apresenta a história de uma menina negra, que tem que enfrentar o preconceito racial de sua madrasta, mas acaba por descobrir que esta, não é tão má quanto ela pensava e abandona seu racismo, amando muito a menina. Para tal, foram utilizados fantoches de papel com desenho dos personagens.

Resultados Alcançados: Com esta proposta, foi demonstrar aos alunos quanto ainda é preciso vencer de preconceito racial para que tenhamos igualdade de oportunidades e direitos. Além disso, mostramos que não podemos julgar ninguém pela aparência, e que esta, não determina caráter nem personalidade. Foi possível ainda, favorecer o processo de exploração do imaginário das crianças e sua liberdade de criação foi desafiada ao fim da aula, quando foi feita a proposta de criação de suas próprias releituras, muito aceita pelos alunos.


Criação de releituras coletivamente e encenação das estórias.

Objetivo: Com esta atividade, objetivou-se trabalhar no quarto ano a exploração da criatividade e imaginação, em um processo de promoção da linguagem,  e do trabalho em equipe.
Descrição da Atividade: Com os alunos em círculo, a discussão sobre as releituras de clássicos da literatura foi retomada, conduzindo os alunos a se reunirem em quatro grupos, sendo que cada grupo ficaria com uma história clássica infantil. Posto isso, os alunos escolheram sua história-origem e em grupo, de forma coletiva, construíram novos enredos para cada um deles, em um livreto colorido produzido para este fim. Posteriormente, os alunos confeccionaram os fantoches de papel e palitos de picolé e apresentaram suas histórias à turma, em um cenário de teatrinho.

Resultados: Com esta atividade foi possível reconhecer o interesse dos alunos em apropriarem-se de seu papel produtor de histórias, reconhecendo suas potencialidades. Deste modo, reconhecemos também, o desenvolvimento da criatividade e participação dos alunos, potencializando o trabalho em equipe, com equipes mistas e por outro lado, coesas. Deste modo, com esta atividade, promovemos o interesse, a criatividade e imaginação, através da exploração das diferentes linguagens dos alunos.

Estas foram algumas de nossas atividades realizadas pelo grupo MATUTINO, no primeiro semestre de 2015 na Escola Jurema Cavallazzi. Vale lembrar que temos muitas fotos para demonstrar a relevância e os resultados de nosso trabalho, mas por conterem imagens das crianças, preferimos preservar sua imagem, não prejudicando a transmissão de nossa mensagem!

Seguimos mostrando nosso trabalho!
Até a próxima postagem!

Abraços!
As Pibidianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário